terça-feira, 14 de agosto de 2007


 YOGA PARA CRIANÇAS


O yoga tem como objetivo despertar no praticante o encontro com o ser essencial. Desenvolvendo a consciência através das ações e dos pensamentos, o yoga para crianças visa o mesmo aspecto, mas de forma lúdica, mexendo com a imaginação, expressão corporal e com a capacidade de concentração.
Em uma aula de aproximadamente 60 minutos 1º temos os exercícios imitando bichos e ensinando técnicas de respiração, 2º o relaxamento que é como um descanso depois da pratica, e 3º a meditação para desenvolvimento da concentração.

1º Trabalhamos com a consciência da respiração através de técnicas em posturas – imitando bichos, objetos e formando histórias - encorajamos a inspiração e expiração de forma a trazer o foco da atenção.

2º Então temos o relaxamento, onde através da concentração, a criança passa a perceber os músculos contraídos desnecessariamente - adquiridos por possíveis tensões emocionais - aliviando-os e assim anulando qualquer tensão.

3º Depois do relaxamento vem a meditação, na qual buscamos atrair a atenção através de técnicas de respiração e prática do silêncio e som.
No final das aulas fazemos sempre algum trabalho relacionado à arte-terapia, como cores em mandalas, canções no violão, contos e teatros. Em ocasiões especiais oferecemos um toli, algo simbólico para degustação.

Com algum tempo de prática, a criança passará a aplicar as técnicas diariamente: ao relaxar e respirar profundamente quando o sono não vem, ao concentrar-se na hora de um teste ou principalmente quando sente-se constrangida ou abalada, buscando em si, o reencontro com sua auto-estima.
Além de ser a atividade mais indicada para crianças com hiperatividade e dificuldade de concentração, o yoga causa a liberação de condicionamentos mentais e físicos que estimulam a criatividade. Assim, podemos concluir que o yoga é fundamental para o crescimento de uma criança saudável em mente e corpo.

Um comentário:

Edison Rabello disse...

Prezado Cláudio, gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa com as crianças. Conheci seu blog através de um amigo, o Dudu Lopes, e me interessei no seu trabalho. Aqui no RJ tem alguém sério fazendo algo semelhante? Tenho uma filha de 11 anos e gostaria de vê-la fazendo yoga desta forma.

Um abraço

Junior