domingo, 9 de maio de 2010

No meio do caminho havia uma Cobra (Bhujangasana)


Em sânscrito transliteralizado esta ásana é intitulada Bhujangasana, que significa serpente. O Gheranda Samhita, que significa Coletânea de Gheranda, um texto que teria sido escrito no final do século XVII e que é considerado um dos principais clássicos do Hatha Yoga, adota essa pose dentre as trinta e duas consideradas muito boas neste mundo de criaturas mortais [Tinoco, 2007, p.53].
técnica:

Nesta posição, coloque-se de bruços no chão, com o rosto para baixo, então erga o corpo a partir da cintura e incline a cabeça para trás, como uma serpente prestes a dar o bote.

Técnica:
1. Deite-se de barriga para baixo com as pernas retas e os pés estirados;
2. Ponha as palmas das mãos no solo abaixo dos ombros;
3. Apoie a fronte no solo;
4. Relaje todo o corpo;
5. Lentamente levante a cabeça e os ombros, dobrando a cabeça para trás o mais que puder;
6. Trate de levantar os ombros usando somente os músculos das costas, depois utilize os braços e sem forçar nem causar dano, dobre-se para trás buscando que os braços fiquem retos [Posição Final];
7. Trate de manter o umbigo tão próximo do solo como seja possível.

Efeitos:
A postura é uma panaceia para os males da coluna e, em casos de deslocamentos leve dos discos, serve para realojá-los. A região espinhal é tonificada, e o tórax, totalmente expandido.

Respiração:
1. Inale ao levantar o corpo;
2. Respire normalmente na posição final ou se esta só se mantém um curto tempo, então retenha a respiração.

Duração:
Pratique até cinco vezes mantendo-a tanto como puder comodamente.

Concentração:
1. Para fins espirituais no Vishuddhi chakra;
2. Como exercício físico nas costas, no abdômen e na respiração.

Limitações:
As pessoas que sofrem de úlcera péptica, hérnia, tuberculose intestinal ou hipertireoidismo não devem praticar esta ásana.

Benefícios:
Ajuda a curar desordens sexuais das mulheres como lucorrea e amenorreia. Tonifica os ovários e o útero. Estimula o apetite e a constipação. É benéfico para todos os órgãos abdominais, especialmente o fígado e os rins. Coloca em seu lugar os discos deslocados e acaba com qualquer tipo de dor nas costas. Esta ásana mantém a coluna ágil e saudável.

Efeitos psicológicos:
Desenvolve a confiança em si mesmo, afastando sentimentos de inferioridade.

Efeitos Terapêuticos:
Promove abundante irrigação sanguínea na musculatura das costas, que é eficazmente desenvolvida. Contribui para modelagem de um corpo elegante com a solicitação enérgica dos músculos trapézio, dorsais, sacrolombar e glúteos. Restaura a flexibilidade da coluna. Proporciona saúde, vigor e juventude. Aumenta o calor do corpo e corrige a inapetência. Os rins são particularmente beneficiados, não obstante também o serem todos os órgãos abdominais, mercê do aumento da pressão intra-abdominal que determina. É indicada especialmente na prevenção dos cálculos nefríticos. A tal ponto estimula as tireoides, que é contraindicado aos hipertireoides. É de efeito fulminante contra as dores nas costas, tão frequentes nos que têm ocupações sedentárias. Combate a prisão de ventre. Beneficia os trinta e um pares de nervos raquidianos, bem como a cadeia de gânglios do sistema vagossimpático. Quem conhece a fisiologia do sistema nervoso em geral desde logo conclui o valor extraordinário deste ásana.

Nenhum comentário: